-
Arquitetos: NEXT architects, rudy uytenhaak + partners architecten
- Área: 2700 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcel IJzerman, Jeroen Musch, Mastum Dakysystemen Murice Iseger
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ponte Dafne Schippersburg é o projeto vencedor do concurso organizado pelo governo municipal de Utrcht, nos Países Baixos, e foi desenvolvido em colaboração entre NEXT architects, Rudy Uytenhaak Architectenbureau, Arup e Bureau B+B. O que faz deste um projeto especial é a sua inventividade: a estrutura integra uma passarela para pedestres e uma ciclovia, com uma escola e um jardim público, formando um desenho coeso. O projeto promove o dobro de uso do solo com o máximo de espaço disponível para área verde, fazendo da Ponte Dafne Schippersburg não só uma passagem, mas um destino.
Quando os ciclistas pedalam do centro de Utrecht, passando pelo distrito de Oog in Al, com destino ao novo distrito de Leidsche Rijn, uma longa curva os leva para cima através do parque Victor Hugo, passando pelo telhado jardim da cobertura da escola. "Em um movimento fluído, ciclovia, parque e escola se unem para formar uma infraestrutura coesa que soma entre arquitetura e paisagismo", afirma Marijn Schenk, NEXT architects.
Com 110 metros de comprimento a Ponte Dafne Schippers se encaixa no denso tecido urbano como uma estrutura que impressiona: o deck é suspenso 9 metros sobre a água e o ponto mais alto chega a 35 metros acima do nível da água. A ponte é sustentada por dois pilares assimétricos, do lado de Leidsche Rijn, o pilar torna-se um marco forte, vistoso, enquanto do lado da escola, uma estrutura menor se liga a uma fileira de árvores.
Diariamente essa estrutura irá facilitar o trajeto de mais de 7000 ciclistas, poupando tempo em sua rota. Além disso, ao projetar uma estrutura única que soma ponte, escola e parque, e conectar a cidade de uma nova forma, a Ponte Dafne Schippersburg se torna mais do que uma rota rápida, configurando, também, um destino.